♥ cuidados no banheiro ♥


Usar toalha de tecido no lavabo
Sem dúvida, a melhor coisa é a toalha de papel (se possível não reciclado). Mas sabemos que é muito antiestético para o banheiro da nossa casa , não é? Por isso, não da para se livrar de uma toalha de tecido. O ideal é trocar diariamente ou se perceber que está úmida demais. Orientar as pessoas para não enxugar o rosto nestas toalhas é indispensável. Germes da nossa mão não precisam ir para nosso rosto, não é?
Partilhar um sabonete em barra
Geralmente, os sabonetes não apresentam ação desinfetante, bactericida (a não ser os produzidos com esta finalidade). Eles servem para limpar, e não para matar germes, assim vírus e bactérias podem estar ali “leves, livres e soltos”. Tenha higiene: percebendo que há algum resíduo preso ao sabonete, lave-o. Para o lavabo não dispense o sabonete líquido!
Abrir a porta e dar descarga depois de lavar as mãos
Não faça isso, principalmente em banheiros de shoppings, bares e etc. É claro que a maçaneta da porta, sendo tocada por uma mão contaminada, vai carregar as tudo que é microorganismos. No entanto, mantendo a maçaneta sempre limpa, sem gordura ou outra impureza, os microorganismos tendem a morrer, pois não resistem à falta de água. Mesmo assim, procure lavar as mãos após apertar a descarga ou tocar em outros objetos do banheiro. Se vire! Nunca pegue na maçaneta de banheiro público depois de lavar a mão, um pedaço de papel higienico ajuda a livrar sua mão dos monstrinhos da maçaneta!
Deixar cesto de roupas sujas no banheiro
Estando bem fechado, não representa tanto problema assim. Mas, roupas no banheiro acumulam umidade e os fungos e bactérias amam isso (calor, umidade e escurinho), um descuido de alguns dias é o bastante para que desenvolvam colônias de bactérias na sua roupa. Roupas íntimas então… nem pensar, o idela é lavar logo!
Dar descarga com a tampa levantada
Dando a descarga com a tampa levantada, você catapulta os germes para o ar. Eles chegam a atingir vários metros de altura e, como o banheiro não é tão alto, eles ficam pelo ar por até 2 horas, contaminando escovas de dentes e outros materiais colocados sobre as bancadas e pias.
Deixar as janelas do banheiro sempre fechadas
Nem pensar! O vapor retido dos chuveiros eleva a umidade das paredes, favorecendo o bolor. A aplicação, a cada 15 dias, de uma solução de 50% de água sanitária em água eliminará a presença destes bolores desagradáveis. Mas sempre é bom ventilar.
Limpeza
Vaso sanitário
Limpar o vaso sanitário é uma das tarefas mais chatas ao limpar o banheiro. Mas felizmente, os vasos sanitários e suas respectivas caixas d’água são normalmente produzidas com porcelana vitrificada, não-porosa e fácil de limpar.
Comece a lavar pela parte externa do vaso, use sempre luvas de borracha para manusear os produtos de limpeza e leia atentamente o rótulo para usá-los corretamente.
Já na parte interna do vaso,limpe e desinfete com 1 e 1/2 xícara de água sanitária. Despeje dentro do vaso e deixe agir por 10 minutos. Esfregue toda a parte interna com a escova de cabo longo apropriada  para vaso sanitário e dê a descarga.
Se tiver uma mancha mais resistente, faça uma limpeza de um dia para o outro no vaso sanitário colocando 1/4 de xícara de bórax na parte interna e deixando a mistura permanecer até o dia seguinte.
Manchas de ferrugem na borda interna do vaso sanitário saem com clareador de lavanderia. Proteja suas mãos com luva de borracha ao manuseá-lo.
Cuidado: nunca combine clareador com produtos limpadores de vaso sanitário. A mistura pode ser tóxica.
Cuba, pia e bancada
Essas peças geralmente são de cerâmica, fórmica ou mármore reconstituído. Estes materiais são duráveis e de fácil limpeza.
No mármore reconstituído, evite usar limpadores abrasivos ou palha de aço, pois arranham a superfície, dificultando a limpeza.
Já no caso da fórmica, com uma esponja dupla face aplique o produto de limpeza e depois uma leve camada de cera protege e lustra a superfície.
Mistura básica para limpeza de banheiro
Misture 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio, 1 e 1/2  xícara de amônia e 2 xícaras de água morna.
Utilize esta mistura para a limpeza diária. Não se esqueça de usar luvas de borracha ao preparar a mistura (que, aliás, deve ser feita com boa ventilação).
Para a mistura de limpeza sem amônia, misture 450 gramas de bicarbonato de sódio, 4 colheres (de sopa) de detergente e 1 xícara de água morna.
As portas dos boxes de vidro vão brilhar quando você limpá-las com uma esponja mergulhada em vinagre branco.
Adicione 1 xícara de amaciante de roupa a 1/4 de xícara de água morna e use para limpar a espuma e os restos de sabonete das portas do box.
Remova marcas de água nas estruturas de metal ao redor das portas e dentro do box com óleo de limão.
Se a argamassa ou a vedação do box estiverem desgastadas na junção das paredes com a banheira ou com o piso do box, faça de novo a vedação para evitar infiltração e conseqüente a proliferação de fungos.
Quando as paredes de azulejos precisarem de uma limpeza mais profunda, deixe a água quente ligada para que o vapor amoleça a sujeira. Usando um esfregão, limpe com uma mistura de 1 e 1/2 xícara de vinagre, 1 xícara de amônia e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio em 3,7 litros de água morna.
Em seguida enxágüe bem.
Elimine o mofo borrifando desinfetante nas cortinas.
Limpe o tapete de vinil ou de borracha do banheiro colocando-o na máquina com sabão em pó. Posteriormente, enxágüe com uma solução de água e vinagre.
Com todas essas partes limpas, lave o chão do banheiro com o produto de sua preferência, enxágüe bem para a remoção dos resíduos do produto e seque bem o piso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: