♥ Casamento 2º parte ♥

Problemas e soluções 

Uma pesquisa americana apontou quais os problemas que levam um casal à separação:

1-quebra de comunicação
2-perda de interesse e alvos entre o casal
3-incompatibilidade sexual
4-infidelidade
5-desaparecimento de companheirismo,da alegria,da cumplicidade e encantamento de viverem juntos
6-dinheiro
7-discordâncias em relação aos filhos
8-uso de álcool e drogas
9-igualdade e direito da mulher
10-os sogros

No quinto lugar destacamos o problema do matrimônio ter se tornado desmotivador e sem graça.

Será que há possibilidade de esquentar um casamento frio,descongelar uma relação que está congelada?
Boas notícias!!!É plenamente possível e podemos recorrer ao que considero essencial para reativar uma relação que se transformou  numa geladeira:o amor phileo.

                                Características do amor phileo
1-É atencioso:
Às vezes o amor morre porque não fazemos nada.Mas o amor é dinâmico,não estático.É como uma planta que deve receber cultivo para se tornar bonita e viçosa,ela precisa ser cuidada.
O melhor modo de contribuir para que um casamento esfrie e o amor morra,é fazer nada.Muitos casais agem assim,quando isto acontece,a vida conjugal passa a ser chata,monótona,cheia de contrariedades e brigas.
Amor se expressa de maneiras práticas e às vezes,pequenas,como uma palavra de elogio,um presente de aniversário,uma comida especial feita como ele gosta,um inesperado botão de rosa,etc...,sem essas simples demonstração de afeto cotidianamente,o relacionamento fica congelado.

2-É participante:
As pessoas,quando tem uma amizade sincera,gostam de estar e fazer coisas juntas.
Alguns homens tem uma visão errônea das mulheres com quem casaram.Para eles ,elas são criaturas bondosas que foram escolhidas para cuidar dos filhos,lavar,passar e fazer refeições apetitosas,isto é,no entender deles,o seu papel é de esposa e nada mais.Mas a mulher quer mais.Como não tem com quem conversar sobre si mesma,suas expectativas e problemas,ela procura encontrar esse tipo de apoio em suas amigas.Porém, sua necessidade emocional não fica totalmente suprida,pois seu marido não participa de sua vida também como amigo.
Será que você é o(a) melhor amigo(a) de sua esposa(o)?
3-É compreensivo:
Cada um de nós necessita de alguém extremamente confiável e compreensivo, com quem possa ser autêntico e mostrar quem realmente somos.
Seria proveitosa uma simples avaliação pessoal para perceber se o nível de amizade e intimidade com seu marido ou mulher tem sido profundo:
1-Você se preocupa em ser sensível e demonstra carinho e atenção para com seu parceiro,mesmo que seja em pequenas coisas?
2-Você é capaz de discordar das opiniões do seu cônjuge,sem rejeitá-lo?
3-Você consegue compartilhar abertamente com seu cônjuge ,sem constrangimento?
Você pode avaliar através dessas indicações e de outras se o amor phileo está ou não fazendo  parte do seu casamento.
Acredito firmemente que casamentos podem ser ressuscitados,há esperança para eles. Quando o homem e a mulher começam a ser sensíveis um ao outro,procurando preencher as carências reciprocamente,se relacionamento começa a ressurgir.

Descobrindo as necessidades da pessoa com quem casou

1-Separe no seu dia um horário para conversar,bater papo descontraidamente .
2-Observe seu esposo(a),certamente você aprenderá muito a respeito dele(a).Por exemplo,observe a família do seu cônjuge,seus pais como vivem como encaram  os conflitos e tensões,quais seus valores,hábitos e costumes,como solucionam questões financeiras,etc...
Muitas coisas que você puder notar na vivência dos seus sogros e o tempo em comum que você tiver ao lado do seu esposo(a),a (o) habilitarão a entendê-lo ,ajudá-lo(a) e amá-lo(a) mais.
3-Ouça o que ele(a) tem a dizer.A comunicação é imprescindível num casamento.

Há ainda outras quatro palavras gregas que definem o amor,postas juntas formam esse sentimento que já foi tão deturpado pela incompreensão do ser humano.

Ao ligar a televisão,vemos um casal que acaba de se conhecer,e simpatizá-se mutuamente. Há filmes que falam do amor e lealdade entre dois irmãos .O sentimento amor nunca sai de moda,mas o que preocupa é que quase sempre ele não é entendido na sua plenitude.



O amor Epithumia

Esse tipo de amor reflete um forte desejo,cobiça e pode enveredar para sentimentos positivos ou negativos.ele almeja algo e anseia por conseguir alcançá-lo.No casamento está inserido na atração e desejo sexual que o homem sente pela mulher e vice-versa.

O amor Eros
É o aspecto do amor mais divulgado e popular,se refere especialmente a romantismo ,paixão,atração física,sentimentalismo.Porém se um casamento for baseado nele,certamente naufragará,diante de lutas , conflitos e adaptação para consolidar a união.

Amor Storge

Ele preenche a necessidade de que a criatura humana tem de sentir-se participante,aceita numa família,num grupo de amigos,firma,universidade,etc...É o sentimento de sentir-se seguro,pertencente,protegido.

Amor Ágape

Não contém qualquer sentimento egoísta,ao invés disso dá de si sem esperar nenhuma retribuição.O maior exemplo desse amor nos é dado por Deus e descrito nas escrituras pelo apóstolo João:
"Pois Deus  amou o mundo de tal maneira que deu filho unigênito,para que todo aquele que Nele crer ,não pereça,mas tenha a vida eterna"(João 3:16).
Sem dúvida essa é a mais importante faceta do amor.Se conseguíssemos desenvolvê-lo,aprendendo a amar com o mesmo tipo de amor que Deus nos ama,encontraríamos a chave para ter um casamento feliz e próspero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: