♥ Maçã ♥

Sua fama vem das fibras, encontradas em abundância na casca, capazes de facilitar a digestão, regular a atividade intestinal e moderar o apetite.
Mas não é só. Tanto a polpa quanto a casca são ricas fontes de vitamina C e de importantes sais minerais, como cálcio, fósforo e potássio.
Os britânicos dizem que "uma maçã por dia mantém o médico à distância", e estudos recentes têm reforçado a afirmação.

É importante saber que...
A maçã resiste bem às variações de temperatura e pode ser conservada tanto dentro quanto fora da geladeira. Em temperaturas mais baixas, no entanto, ela tem uma duração maior.
Para aproveitar as vitaminas, o ideal é consumi-la com a casca.
A melhor escolha é a fruta que apresenta casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, sem partes moles e furos.
A safra vai de janeiro a maio, mas é encontrada o ano todo.


Várias razões para aumentar o consumo
Pesquisa da Universidade de Massachusetts Lowell, Estados Unidos, divulgada este ano, sugere que o consumo diário de maçã preserva as funções cognitivas do cérebro, como memória e aprendizado, podendo prevenir contra o mal de Alzheimer. "Testes com o suco da fruta comprovaram que seu alto poder antioxidante consegue amenizar os danos causados ao tecido cerebral e retardar o processo degenerativo dos neurônios", explica o coordenador do estudo Thomas Shea, diretor do Centro de Pesquisa em Neurobiologia e Neurodegeneração Celular.
As evidências reforçam a tese de que as maçãs são ótimas para afastar doenças cardiovasculares e até câncer. "A quercetina, antioxidante existente também no chá preto e na cebola, impede a formação de radicais livres e adia o envelhecimento das células", explica a nutricionista Pérola Ribeiro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: