♥ Filhos ♥




Educação das crianças
Qual é o valor de prestar atenção à educação das crianças desde muito cedo? A Bíblia diz em Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”
Que espera Deus dos pais enquanto eles educam os seus filhos? Os pais devem ser um exemplo piedoso em palavras e acções. A Bíblia diz em Deuteronómio 6:6-7 “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.”
Deus quer que os pais sejam pacientes. A Bíblia diz em Colossenses 3:21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”
Que espera Deus de uma mãe? A Bíblia diz em Provérbios 31:26 “Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.”
A disciplina é uma expressão do amor da parte dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 13:24 “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.”
A correcção firme e afável ajuda as crianças a comprender. A Bíblia diz em Provérbios 29:15 “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.”
O propósito da disciplina é para ajudar as crianças a atingir maturidade, não para enfurecê-los. A Bíblia diz em Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.”
Muitas vezes, as crianças pagam as consequências dos pecados dos pais. A Bíblia diz em Êxodo 34:7 “Que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.”
Como quer Deus que os filhos se comportem? A Bíblia diz em Efésios 6:1 “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”


As Obrigações dos Pais.
Os pais devem entender que o lar é a escola base da formação dos filhos. Em uma escola secular os filhos vão receber a educação e cultura para conhecimentos intelectuais, mas os princípios da educação em si devem vir da base que se chama lar cujos professores são os pais. Os pais devem criar seus filhos no temor de Deus. Infelizmente há lares que são verdadeiras escolas do mal, onde se formam pessoas revoltadas. Os filhos não recebem um carinho, uma palavra amiga. Às vezes quando um corrige os filhos pequenos o outro agrada e isso é imensamente prejudicial. Outras vezes o pai deixa o ensinar a criança só para a mãe ou ao contrario a mãe deixa só para o pai, mas a responsabilidade é de ambos. Muitos pais dão tanta liberdade para as crianças que elas vivem na rua aprendendo o que nunca deveriam aprender, não respeitam os mais velhos, na igreja os pais deixam-nas correrem pelos corredores durante o culto, sobem em cima dos bancos e ainda os pais dizem essa criança não tem jeito, é peralta, mas quem não tem jeito são os pais que não vêem que ela está aprendendo a não reverenciar os trabalhos de Deus. Hoje se vê pessoas dizendo que devemos deixar as crianças livres para viverem como quiserem, mas esse ensino não tem aprovação bíblica, pois a Bíblia nos diz o seguinte: (Provérbios 22:6) “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. E muitas vezes se torna necessário vara da correção, veja o que diz Salomão em (Provérbios 22:15) “A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele”. Porém, toda correção deve ser feita com amor e compreensão, sem agrado e sem violência. Para educar as nossas crianças devemos ter a Bíblia como base, pois ela é a Palavra de Deus! Nunca permitir que sejam educados através da babá eletrônica, (televisão).

A responsabilidade dos pais é muito grande, não é só no educar, ela abrange até nas compras de roupas, brinquedos, no modo de se comportarem, pois a criança percebe tudo até nossos gestos muitas vezes irreverentes e não recomendáveis, elas observam e guardam tudo. Os pais devem ser os melhores amigos dos filhos nunca humilha-los perante outras pessoas, sempre requerendo que sejam bem comportados. Não podemos censurá-las em tudo, mas devemos também elogia-las quando realizam coisas corretas. Devemos dar atenção quando uma criança nos perguntarem alguma coisa. Tem pais que só sabem gritar e repreende-las, nunca tem uma palavra de carinho. Não mantém  dialogo algum com os filhos. Devemos ensina-las com amor, mas também com firmeza.
                                                Erram brincando e brigando
Brincando muitos pais ensinam seus filhos (crianças) a desrespeitar as mães, a aborrecê-las com palavras tais como: Boba, feia, só gosto do papai. Esse erro tanto é cometido pelo pai como pela mãe, fazem por brincadeira, mas é muito errado porque cresce agindo assim e podem trazer conseqüências imprevisíveis, até divisão familiar.
Brigando, muitos casais costumam dirigir um ao outro, com palavras de ofensas, de menosprezos, humilham-se um ao outro com palavras pejorativas, palavrões e muitas vezes com gestos não recomendáveis ao cristão e principalmente diante dos filhos, demonstrando assim falta de amor e consideração mutua. Seria melhor um tratamento carinhoso e de respeito porque a primeira escola da criança é sem duvida o lar onde aprendem os princípios educacionais, ensinando-as, ainda é difícil porque hoje a televisão e a internet podem influir negativamente na formação deles com seus programas que muitas vezes inconvenientes para o adolescente, se bem que tem programas que nem deveriam existir porque não trazem nenhum beneficio para o ser humano. Somente incentivam à violência, e outros males a criança e aos adolescentes.

                                               Metas pra criar os filhos
A Bíblia tem boas metas e diretrizes a serem obedecidas, examinem o que diz em (Provérbios 22:6) “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Isso se entende que é para ambos, menino ou menina.
Hoje não é fácil criar os filhos nos ensinos bíblicos dado que o mundo com a globalização e através da televisão e outros meios de comunicações apresentam às crianças e adolescentes cenas de sexos explícitos, cenas de violências e etc. Não tendo maturidade e estruturas necessárias, o que era para ser benéfico passa a ser maléfico levando os adolescentes a sentir desejo de praticar atos de violência e também iniciam a atividade sexual de maneira errada e fora de tempo, ficando expostos a doenças venéreas inclusive a AIDS e muitos se tornam marginal vivendo uma vida de infortúnio e miséria. Porque a adolescência é a faze muito perigosa para formação do ser humano. É preciso muito amor e carinho no lidar com o adolescente, porém, é necessário também ser firme nos ensinos com autoridade paterna, nunca ser conivente com atos errados, pois isso os levará ao mal. Mesmo ensinando há as exceções porque alguns mesmo recebendo os ensinos sagrados ainda se desviam por terríveis caminhos, trazendo angustia para toda família.

Sabemos que os ensinos através da televisão e da imprensa escrita e falada têm como objetivo ensinar e prevenir contra o perigo, mas na mente ainda imatura, produzem efeito ao contrario tornando-os presas fáceis do desequilíbrio total da formação ainda em faze inicial. Esses ensinos estão sendo ministrados de acordo com a lógica humana e não tendo como base os ensinos bíblicos. Tenhamos cuidados com os pequenos.
Nestes últimos tempos estamos perplexos em ver o desenrolar das coisas com efeitos contrários aos desejados, jovens, adolescentes e crianças tornando-se marginais que tiram a vida de pessoas por bagatela, talvez se enveredem por esses caminhos pela influencia de filmes de violências, novelas que apresentam cenas impróprias que podem induzir á infidelidade conjugal e outros tipos de delinqüências.

O desequilíbrio da imoralidade e da violência tem causado muitos males à sociedade, quantos pais de família têm sido assassinados por delinqüentes menores, praticamente por nada, deixando crianças órfãs, aí surgem os pais dos direitos humanos e até certos religiosos em defesa desses menores infratores, esquecem eles dos direitos dos que cujas vidas foram ceifadas brutalmente, a nosso ver quem tem estrutura para votar até para presidente da republica deve também ter condições de responder pelos crimes que praticam. Quantas esposas e crianças cujos maridos e pais foram assassinados ficam a mercê da vida por terem perdido aquele que lhes davam o carinho e o sustento. Em tais casos onde ficam os tais defensores dos direitos dos menores que tais coisas praticam e não defendem os direitos dos que ficaram órfãos? Pobre mundo que vivemos!

Terão por certo muita alegria os pais que ensinarem seus filhos a obedecerem aos ensinos santos da Bíblia, porque os que aprendem e obedecem aos ensinos sagrados por certo serão pessoas honestas, sinceras, de muito respeito e útil a sociedade, a família e a nação, com raras exceções. Eis um exemplo de uma família que usava os santos ensinos na educação dos filhos, veja o que Paulo diz em (2 Timóteo 3:15) “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.
Não há maneira mais eficaz de ensinar as crianças do que os ensinos de Jesus Cristo. A Bíblia é a escola e a professora por excelência! O lar é a sala onde se deve iniciar o ensino, a igreja a extensão do mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário: